Informativos




Tutela

A nomeação compete aos pais, e, na sua falta, a tutela incumbe aos parentes consagüíneos do menor, pela ordem estabelecida pelo art. 1.731, I e II do CC. Na ausência de tutor nomeado pelos pais ou de tutor legítimo (parentes), a nomeação será feita pelo juiz.




Processo Administrativo Disciplinar – PAD

SINDICÂNCIA – PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR – PAD – AMPLA DEFESA E CONTRADITÓRIO – ADVOGADO – DEFESA TÉCNICA - NECESSIDADE




Planejamento Sucessório

O Testamento é um dos instrumentos disponíveis para a regulação, proteção e transmissão de patrimônio.




Divórcio

Não há necessidade de que a partilha seja feita no curso do processo de divórcio, podendo as partes deixar para um momento mais oportuno a deliberação a respeito.




Atraso de salários servidores estaduais

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul reconheceu que os atrasos de salários do Poder Executivo estadual geram Danos Morais aos servidores públicos.




Casamento e União Estável

É comum em rodas de conversas entre amigos ouvirmos que casar ou viver em união é a mesma coisa.




Sobre o Divórcio

O divórcio é a dissolução, extinção definitiva do casamento, pois não só põe fim à vida em comum do casal como também ao vínculo matrimonial.




Direito e Psicologia

A separação de um casal afeta toda a família, é um processo doloroso que exige recursos emocionais e envolve mudanças, podendo ser de casa, de rotina e às vezes até de cidade. Muitos pais se preocupam com as consequências da separação na vida emocional dos filhos.




Ressarcimento pelo plano de saúde: custeio de tratamento.

Em recente decisão proferida nos autos de um processo judicial patrocinado pela assessoria jurídica do Sindicato, houve determinação no sentido de que o Plano de Saúde proceda ao custeio de procedimento médico anteriormente negado pela empresa.




Você já ouviu falar em autocuratela?

Documento pode ser feito por pessoa que deseja evitar conflitos relacionados à saúde e ao patrimônio, em caso de incapacidade futura.




Testamento

Qualquer pessoa, maior de 16 anos, que esteja em plena capacidade e em condições de expressar a sua vontade, pode fazer um testamento público.




Inventário Extrajudicial e Divórcio

Desde janeiro de 2007, a Lei nº 11.441 permite que inventários, divórcios e partilhas de bens desde que consensuais, sejam realizados diretamente em Tabelionatos. Dessa forma, procedimentos que podiam levar anos, estão sendo resolvidos em poucos meses ou até mesmo semanas.